1. Cante e Leia Histórias
A alfabetização começa através da fala e da escrita. Ao ouvir a música e a história, o pequeno vai descobrindo a linguagem escrita. Você pode contar histórias que ouviu quando criança, ler para ele desde bebê (com entonação e emoção!) e tornar a leitura um momento prazeroso para ele, vale estourar pipoca, criar um clima especial...
2. Escreva Sempre
Deixe o seu filho perceber desde cedo que a função da escrita é comunicar. Tenha sempre papel e lápis em casa, estimule-o a escrever para os amigos ou parentes, estimule-o a não abreviar as palavras, peça ajuda para escrever uma carta, a lista de compras ou mesmo legendas em um álbum fotográfico.
3. Sempre
A criança que cresce em um ambiente de leitura e escrita, terá mais afinidade. Ao crescer com a leitura a criança cria familiarização e uma apropriação da língua escrita, que servirá de ajuda durante a alfabetização.
4. Incentive o seu filho
Mesmo que sejam só rabiscos, a criança deve escrever e ler desde sempre. Ao imitar os adultos “escrevendo” seus rabiscos ou folheando os livros, eles criam o “comportamento de escritor”. Nisso, seu papel é estimular e elogiar, tirar dúvidas a respeito da grafia correta e não apontar erros, já que fazem grande parte do processo de aprendizagem.
5. Pode abreviação?
Não há problemas com a abreviação, uma vez que as crianças são logo alfabetizadas pela linguagem da internet e isso, às vezes, acontece ao mesmo tempo em que são alfabetizadas. Mas é importante não deixar de lado a norma culta da língua portuguesa e lembrar que as abreviações só devem ser usadas no âmbito virtual.
Comentários
Postar um comentário