Os pais vivem cheios de preocupações com os filhos, inclusive se eles são felizes ou não. A verdade é que existem diversos pequenos passos e atitudes que podemos tomar durante o dia a dia para garantir que nossos filhos estão crescendo de maneira saudável e feliz.
Ao ensiná-lo a ser grato pelo que tem, sejam pessoas ou objetos e a mostrar reconhecimentos aos outros, você está garantindo a felicidade dele. Assim como quando incentiva-o a fazer amigos e o ajuda a cultivá-los, ou quando o deixa concentrar-se em algo que lhe dá prazer a ponto de esquecer o mundo.
A felicidade é cultivada quando você o ensina a ser otimista e ver sempre o lado bom das coisas, para ajudar vocês podem manter um diário, juntos, contando os bons momentos do dia. Ela também aparece quando você evita comparações, tanto aquelas que partem de você quanto as que partem da criança. Se ela se comparar ao colega, primo ou o irmão, tente distraí-la, se não for possível e ela ficar frustrada, lembre-a de que cada um é bom em alguma coisa diferente.
A gentileza também pode ser o caminho. No começo você pode até ter que “forçar” seu filho a ser gentil com o coleguinha, a avó e conhecidos. Mas com o tempo a gentileza será algo natural para ele. Prolongar e reviver os bons momentos também ajuda, se ele gostou da excursão com o colégio, peça para ele desenhar ou escrever sobre algumas situações, rever fotos...
Você também pode ajuda-lo a traçar objetivos e o caminho para alcança-los, desde uma bola nova a uma nota melhor em alguma matéria que ele tem dificuldade; pode ajuda-lo a praticar o perdão e a superar uma situação traumática.
Independente da sua religião pratique a espiritualidade, converse com o seu filho sobre as dimensões da vida e apreciem o que está a sua volta. Ajuda-lo a entender que o esporte faz bem para a saúde, mesmo que ele não goste de educação física, também vai ajuda-lo. Afinal de contas, um corpo são é o instrumento de muitos sorrisos!
Comentários
Postar um comentário